No primeiro encontro pessoalmente após as novas possíveis tarifas contra o Brasil, os presidentes Donald Trump e Lula não se cumprimentaram e nem trocaram palavras na foto de ‘família’ com os líderes na reunião do G7, que ocorre na França.
Lula diretamente teve maior contato com António Costa, presidente do Conselho Europeu; Keir Starmer, primeiro-ministro da Inglaterra; e Abdul Fatah Khalil Al-Sisi, presidente do Egito. Após o final da foto, o presidente brasileiro conversava com Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia.
Antes, na hora que passou, Lula estava ao lado de Trump, que conversava com o presidente da Coreia do Sul, Lee Jae-myung.
Dessa forma, eles não tiveram nenhum momento de oportunidade para se cumprimentarem.

O presidente Lula participa, nesta terça-feira (16), como convidado da Cúpula do G7, na França. O líder brasileiro vai discursar à tarde, na sessão ampliada do encontro, que reúne as 7 democracias mais ricas do mundo.
Por enquanto, não está previsto um encontro de Lula com o presidente Donald Trump para discutir a ameaça de um novo tarifaço.
O brasileiro vai se reunir com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, para contestar as recentes restrições impostas pelo bloco à carne brasileira.
O presidente do Conselho Europeu, Antônio Costa, falou sobre o encontro com Lula para discutir o embargo.
O presidente Lula participa de duas sessões plenárias na cúpula do G7 dedicadas ao desenvolvimento internacional e ao crescimento econômico equilibrado.
O líder brasileiro vai defender a manutenção de recursos financeiros para a ajuda aos países mais pobres e a reforma de organismos internacionais, como a ONU.
Em entrevista à EBC, o secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros do Itamaraty, embaixador Philip Fox-Drummond, explicou a postura do Brasil no G7.
Fonte: @bbcbrasil

