GOVERNO REGISTROU MARCA “PIX”
O governo brasileiro registrou a marca Pix no INPI
(Instituto Nacional de Propriedade Intelectual), conforme informado pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Elias Rosa.
A confirmação ocorreu durante a sétima reunião do
CESS (Conselho de Desenvolvimento Econômico, Social e Sustentável), conhecido como “Conselhão”, realizada nesta quarta-feira (10), no Palácio do Itamaraty.
A medida garante a proteção do uso exclusivo da marca em território nacional e reforça a proteção institucional e jurídica do principal sistema de transações financeiras do país.
A iniciativa ocorre em meio a uma série de críticas vindas de autoridades norte-americanas, que alegam que o Pix receberia tratamento preferencial em relação a empresas privadas de meios de pagamento. Segundo as autoridades dos Estados Unidos, o sistema brasileiro representaria uma medida injusta para o comércio exterior.
O ministro da Fazenda, Dario Durigan, também participou da reunião e saiu em defesa do Pix, associando o tema à soberania nacional. Em determinado momento, afirmou que “o Brasil não abaixa a cabeça para ninguém”, defendendo a política brasileira no cenário econômico mundial.
A defesa do sistema de pagamentos instantâneos tem sido uma postura recorrente entre integrantes do governo, que reforçam cada vez mais a mensagem de que “o Pix é do Brasil”.
Fonte: @cnnbrasil
