Assembleia da enfermagem avalia cenário de greve e aprova manutenção de escala emergencial
O SINEAL realizou, nesta semana, uma assembleia com os profissionais da enfermagem para avaliar a situação dos trabalhadores e discutir os próximos encaminhamentos relacionados ao movimento grevista.
O sindicato relembrou que, em fevereiro de 2026, foi firmado um acordo com a direção da unidade para o pagamento parcelado de débitos acumulados, que incluíam seis competências salariais em atraso – referentes aos meses de abril, maio, outubro, novembro e dezembro de 2025, além de janeiro de 2026 — e três parcelas do complemento do piso da enfermagem. O acordo estabeleceu a quitação dos valores em seis parcelas, com previsão de encerramento em julho de 2026.
Atualmente, permanecem em aberto duas parcelas do complemento do piso da enfermagem, referentes a novembro de 2024 e julho de 2025, situação atribuída à ausência de repasses relacionados à produção por parte da SESAU.
Durante a assembleia, foi apresentada a proposta de encerramento do estado de greve, considerando que a unidade se encontra em pleno funcionamento e necessita ampliar sua capacidade de atendimento e produção para garantir recursos destinados ao pagamento dos salários dos meses subsequentes.
Após debate, a categoria aprovou a proposta, condicionando a decisão à manutenção da escala emergencial atualmente praticada, com redução da carga horária ao mínimo necessário, até que seja concluído o pagamento da última parcela prevista no acordo.
O SINEAL seguirá acompanhando o cumprimento dos compromissos assumidos e atuando para garantir os direitos dos profissionais da enfermagem.
Fonte: @sineal_alagoas

