Câmara Municipal de Palmeira dos indios aprovou um requerimento de autoria do vereador Fábio Targino e assinado por todos os vereadores, convocando a Secretária Municipal de Saúde (SMS), Zoé Duarte Feitosa Barros, para comparecer a uma sessão que será realizada no dia 02 de julho. O objetivo é cobrar explicações detalhadas sobre a gestão da secretaria, especialmente a folha de pagamento de servidores contratados e comissionados, as compras de medicamentos e a relação completa de fornecedores e prestadores de serviços entre outubro de 2025 e junho de 2026.
O documento exige a apresentação da relação detalhada da folha de pagamento, informações completas sobre valores, quantitativos e processos de aquisição de medicamentos e correlatos, além da lista integral de fornecedores com discriminação de serviços e valores pagos. A justificativa é o exercício da função fiscalizadora do Legislativo e a necessidade de transparência na aplicação de recursos públicos da saude.
Mas, segundo informações dos bastidores, a convocação é motivada pela desconfiança dos vereadores em relação à administração de Zoé Duarte.
Além da secretária, também foram convocados uma farmacêutica e o responsável pelo almoxarifado usado pela SMS, que sinaliza que as irregularidades suspeitas vão além da cúpula e alcançam o núcleo técnico responsável por compras e estoque de medicamentos.
Vale reforçar também que a exigência de prestação de contas leva em conta um período de oito meses. A exigência de um período tão extenso sugere que a gestão da secretária vem gerando questionamentos graves sobre o uso do dinheiro público destinado à saúde da população. Em vez de transparência voluntária, a pasta só reage agora sob pressão do Legislativo.
A população de Palmeira dos Índios aguarda com expectativa os esclarecimentos. Se a Secretária Zoé Duarte não apresentar as informações de forma clara e completa, caberão as medidas legais previstas na Lei Orgânica, incluindo representação ao Ministério Público.
Fonte: @bergmorais_politica

